domingo, 27 de março de 2011

Eterno Poeta! (For you Mooçaa)

                                        Renato Russo

Tem coisa pior que um mundo só de paz e amor? Viver sem um espinho no olho e sem o prazer de pisar num caco de vidro? Mas é só para reforçar uma crença que não existe, na verdade; o mundo é dual. A noite pode cair numa tarde. Ou não, como diria Caetano.
Renato era doidamente lírico, acidamente romântico. Seu olhar era a ponta de sua lança. Que feria quando sangrava verdades. Seu escuro era claro demais.
Dos seus mergulhos, voltava à tona sem arranhões, embora dilacerado. Com a alma implorando justiça e o espírito, um pouco de paz. Ouvindo Renato, hoje, ainda vejo a juventude andando em trevas; nas trevas do efêmero, na burrice do agora, nos valores epidérmicos.
“Só os iluministas vêm ao mundo com a mística dos iluminados. Renato mergulhou nos oceanos da alma, viu o lodo, e trouxe pérolas. No seu inferno moravam anjos.”

Renato decifrou gestos, quando tudo era só intenção. Seu brilho deixou nus o ódio, a inveja, a mentira, a injustiça e a traição; e vestiu de luz a amizade, a justiça, o amor, a bondade, o companheirismo, a fé, a compreensão, a liberdade, o respeito e a paz.
Renato Russo era metalingüístico, retórico, realista sonhador, gostava de parábolas. Mas era simples. E só os simples podem ser simples. Não é fácil enxergar o óbvio.
E, através dele, enxergamos esta bela frase de Oswald de Andrade: “O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus”. Veja o que ele diz na música
L’avventura: “O sol é um só, mas quem sabe são duas manhãs?... Em Soul Parfisal, está lá: “Pecado é provocar desejo e depois renunciar”. Mas, na música A Via Láctea, a simplicidade foi desconcertante: “Obrigado por pensar em mim”. Pare um pouco e pense,veja quanta generosidade: “Obrigado por pensar em mim”.
Na verdade, Renato não era iluminista nem tampouco iluminado. Era a luz
. 

FONTE: Norton Ferreira 

4 comentários:

  1. muito foda ficou o novo visual do blog adorei uhu
    força sempre

    ResponderExcluir
  2. Bgd Dryele , seu continua sendo perfeito...
    Força Sempre!

    ResponderExcluir
  3. É realmente Renato Russo é o cara...eu,pessoalmente posso diser que suas letras,e seus consselhos me ajudaram muito...Renato sim tinha uma boa menssagem para deixar aos seus fãs,tinha conteúdo...a Legião era infinitamente melhor do que esse lexo que tá hoje ai que algumas pessoas ainda tem coragem de diser que é rock nacional...como eu qria ter vivido na quela época(anos70/80)...cada vez me convenço mais de que nasci no tempo errado...

    ResponderExcluir
  4. Você também tem sua luz. adorei tudo o que vir. usou uma linguagem cabal.

    ResponderExcluir