quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bonfá rejeita tributos e foi contra o lançamento de coletânea da Legião.


Ha três meses, a gravadora EMI-Odeon lançou Mais Do Mesmo, disco que reúne os grandes sucessos da Legião e, em tempo recorde, o CD já vendeu mais de 500 mil cópias. No entanto, se dependesse da vontade de Dado e Bonfá, o projeto teria ficado arquivado. "0 Renato jamais faria um disco assim. Nós topamos por pura insistência da gravadora e porque, de certa forma, esse disco funciona como um best of... para o fã novato que não tem tudo da Legião", esclarece Bonfá. "Mas que fique claro: esse CD não tem nada a ver com a gente, entendeu?", desabafa. E, para deixar sua posição ainda mais clara, Dado e Bonfá incluíram uma cláusula no contrato com a multinacional que garante que Mais Do Mesmo só ficará no mercado por um ano. Depois sai definitivamente de catálogo. "Se a Legião estivesse aí tocando, esse disco jamais sairia. Acho justo", define Bonfá.
Quanto a novos projetos do grupo, depois de engrenar sua carreira solo, o baterista e agora cantor gostaria de tocar um velho desejo de Renato. "Certa vez ele pensou em lançar uma caixa chamada Material. Ela traria algumas faixas perdidas, outras meio mexidas, gravações ao vivo... No futuro adoraria remexer nos arquivos dos estúdios da Odeon e tentar achar alguma coisa." Antes disso, porém, deve ser lançado o CD desplugado com a gravação do programa Acústico MTV, no qual a Legião participou em agosto de 1992. Disco ao vivo, segundo Bonfá, é uma empreitada mais difícil. "0 último show da banda, em Santos, foi gravado. Mas não tenho certeza de que dá pra extrair coisa boa dali. E, como todo mundo sabe, a Legião quase não fazia shows. Nossas tumês duravam três ou quatro shows", lembra. E explica: "Nossas apresentações eram muito viscerais. O Renato, nós todos, vivíamos as músicas, as letras... Era tudo muito real. Quando sentíamos que estávamos começando a interpretar, não rolava mais troca de energia e ficava tudo uma porcaria".
Em relação a vídeos e outros tributos, Bonfá é radicalmente contra. "Acho que não temos imagens suficientes para um vídeo decente. Forçando a barra, ficaria a maior enrolação. Agora, esse negócio de tributo... Dizem que vou abrir o meu baú de memórias... Que história é essa? Não vou abrir nada. Tudo que a Legião Urbana deixou está aí e é ótimo."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário